quarta-feira, 16 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA



segundo o tema ¨EDUACAÇÃO AO LONGO DA VIDA¨ diz
A educação de jovens e adultos está no cerne do debate sobre a exclusão social e sobre a questão da democratização do ensino, ou seja, do acesso de todos à educação, mas prioriza a de 06 a 14 anos, tendo um olhar para o tempo cronologico,em muito caso esquecendo o interesse de aprendizagem para o adulto.Entretando é necessario ter um olhar para a importância sobre a educação como parte de seu mundo para o adulto.

Tudo isto é verdade, mas no meu ponto de vista teve ter uma politica para este adulto de forma diferente onde ele va ao encontro de sua alfabetização, mas tambem de uma melhoria na sua profissionalização.

Dentro da politica pedagogica vemos que na decada de 60 e 70 tinham duas formação o MAGISTÉRIO curso profissionalizante que dava o direito de lecionar nos anos iniciais e as licenciaturas para varias disciplina de 5ª a 8ª séries e 2ºgrau.Para a educação de jovens e adultos não tinha uma politica definida,veio no final de decada de 80 com a reformulação dos cursos superiores,mas sem a afinidade do EJA, pois é uma outra realidade.Hoje vemos uma politica mais definida em relação do EJA para que o EDUCADOR esteja preparado para tal educação onde os veja os alunos de outra forma e não como a formação do ensino regular que é o correto analizando o aluno como o seu TODO. No ponto de vista deste educador vejo que na região que educamos e outra realidade e que cada região de ter sua propria politica do EJA.

3 comentários:

  1. Olá professor.
    Sem dúvidas que a formação de professores para a Eja é fundamental para que se tenham resultados positivos!
    Abraços.
    Professora Bia.

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  2. Olá professor
    sem dùvida, a formação dos professores é a base da Educação, seja ela em qualquer modalidade.
    um grande abraço

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  3. Olá Professor Adelmo,

    Realmente a Educação até agora visa o acesso, priorizando a faixa etária de 06 a 14 anos, como bem vc frisa no seu texto. A preocupação, nesse momento, também é o acesso do adulto, que por vários motivos foi excluído quando criança, buscando resgatar uma política pública diferenciada e inclusiva desse adulto, que hoje é maduro, trabalhador, social, muitas vezes atuante na sua comunidade... Concordo quando vc enfatiza que a política do EJA precisa estar de acordo com realidade específica de cada região. Muito bom o seu texto!!!
    Um abraço...
    Professora Juraci

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